Facebook Ads: 20 formas de escrever uma Chamada Campeã

Tempo de leitura: 13 minutos

Criar boas CTAs (chamadas para ação) tomam tempo e criatividade. Imagine produzir incríveis chamadas em poucos segundos? 🙂 É para isso que estamos aqui!

Viu o que eu fiz aqui? Eu apenas usei um CTA interessante para despertar o seu interesse em continuar lendo o que eu tenho para compartilhar contigo.

A verdade é que como profissionais de marketing, nós trabalhamos muitas vezes criando CTAs para promover produtos, conteúdos, ações de marcas e muito mais. Se você é como eu, acaba se tornando muito cansativo ficar procurando diversas formas para persuadir o cliente de forma criativa, com o objetivo de gerar interesse e fazer com que ele clique no link para ler o seu conteúdo.

A proposta deste artigo é justamente apresentar 20 formas rápidas e diferentes para criar um título criativo, interessante e impossível de não ser aberto. Vamos lá?

01. Gratificação Instantânea

Pessoas odeiam esperar para QUALQUER coisa. Focando neste fato, é um ótimo caminho para fazer com que elas se engajem com o seu produto. Claro, isso se você estiver oferecendo uma solução que ofereça um resultado instantâneo.

Exemplos:

  • Acabou a bateria e você estava na rua? Acabe agora com esse problema e recarregar seu celular em qualquer lugar.
  • Precisa recarregar o celular em qualquer lugar? Compre agora o Power Bank
  • A bateria sempre acaba quando você mais precisa? Acabe agora com esse problema de vez!
  • Ainda pagando aluguel? Nossos corretores estão online, prontos para lhe atender.
  • Sem sucesso no trabalho? Aplique agora a Ciência da Felicidade e bata as metas.
  • Sem concentração? Aumente agora sua eficiência no trabalho e nos estudos.

Esse tipo de CTA executa um ótimo trabalho, pois ele faz com que o leitor reconheça um problema e já tenha uma solução ao seu alcance.

02. Faça o Coração Pulsar

Usar a emoção pode ser um aspecto motivador muito potente para conseguir alguma ação do seu cliente. Lembra da ação da Budweiser com o cachorrinho? A edição de 2015 do Super Bowl foi, de fato, a vez que mais teve anúncios emotivos na história do evento. Além deste, outro caso pontual foi o #LikeAGirl, uma campanha da Always que me fez sentir como se tivessem jogado guacamole nos meus olhos.

  • Juntas nós faremos #ComoUmaMenina significar coisas incríveis. Você está dentro? Reescreva as regras.

Essa chamada para ação trabalha em diversos níveis. Primeiramente, ele faz com que você se sinta mal caso você já tenha usado o termo “Como uma guria” em uma conotação negativa durante uma conversa. Em segundo plano, essa chamada usa a vergonha para motivar você para fazer parte do movimento contra os danos sobre as normas sociais.

03. Situacional

Se você precisa de um CTA para um nicho em especifico, contextualizar uma situação é uma grande estratégia para adquirir a atenção do cliente.

  • Quantas vezes por dia você recarrega seu celular? Pare de procurar tomadas e comece a recarregar o seu celular com o Power Bank em qualquer lugar.
  • Quanto você paga de aluguel ao ano? Pare de desperdiçar dinheiro e comece a investir na sua casa própria.
  • Com que frequência você pensa se realmente é feliz? Pare de preocupar e comece a ter uma relação muito mais prazerosa com a sua família e amigos.
  • Com que frequência a sua produtividade no trabalho é cobrada? Descubra o Curso “A Ciência da Felicidade” e pare de se preocupar com isso. Você vai começar a bater as metas do mês e ganhar muito mais dinheiro.

Os CTAs acima mostram que existe uma nova forma de se pensar sobre cada uma das situações em que o cliente está envolvido.

04. Enfatizando Problemas

Muitos profissionais que trabalham com marketing acreditam que este formato de CTA é um dos mais populares e mais bem sucedidos. Essa fórmula funciona identificando um problema, explicando o que acontece se o problema persistir e, por último, apresenta a solução para isso.

  • Possui um dente doendo? Quanto mais tu esperar, mais sério e caro isso vai se tornar. Marque uma avaliação agora mesmo!

Para agravar o problema, você pode criar uma motivação baseada em uma experiência em que as pessoas não querem ter se deixarem o problema persistir.

05. Causa e Efeito

Esse formato de CTA é muito parecido com o anterior com a principal diferença sendo que você lida com a questão em relação aos efeitos ou impactos da situação problemática.

  • Tempo de resposta ruim está arruinando a imagem da sua companhia? Recupere sua reputação com o nosso serviços central de solução 24/7.

Essencialmente, torna-se mais relevante quando o leitor relaciona a possibilidade de dor com o problema que ele enfrenta.

06. Pessoas querem Pertencer

Pessoas não gostam de se sentir como se estivesse pertence algo que todo mundo já está aproveitando. Sites como MailChimp fazem um ótimo trabalho ao afirmar que muitos já estão usando de forma fácil o seu serviço. Logo, porque você também não começa a usar?

  • Faça com 7 milhões de pessoas que usam o MailChimp para criar e enviar 500 milhões de emails todo dia.

07. Como isso Funciona

Algumas vezes, fazer a pessoa saber exatamente como você faz, pode ser uma ótima estratégia.

  • Dollar Shave Club não poderia ser mais simples. Selecione uma das nossas belas lâminas, pague apenas pelo seu custo e nós vamos enviar para o seu endereço mensalmente.

Esse CTA realiza um ótimo trabalho de mostrar detalhadamente qual realmente é a proposta e como ela funciona, sem precisar ser muito criativo.

08. Foco nas Características

Todo o produto ou serviço é composto por características que tornam ele único. Essa estratégia é ótima para ser aplicada para destacar o seu negócio em meio a um mercado saturado.

  • Relatório customizado? Check! Ferramentas de desenvolvimento? Check! Perguntas e respostas a comunidade de profissionais do marketing mais útil da web? Check Yeah!

Esse CTA é um ótimo exemplo para listar vários recursos, a fim de transmitir claramente o que o serviço ou produto pode oferecer.

09. Foco nos Benefícios

Por uma boa razão, essa é outra estratégia muito utilizada para criar as CTAs. Focar nos benefícios de um produto ou serviço, junto com as características, é um ótimo caminho para mostrar ao consumidor qual a experiência que ele pode ter depois de agir com o serviço.

  • Solução completa para todo o tipo de negócio: Square é um único serviço para o seu negócio, desde o registro no seu bolso até um relatório no seu laptop. Qualquer coisa que tu esteja vendendo ou abrindo a sua vigésima loja, Square vai te ajudar a transformar o seu negócio menos trabalhoso. Selecione o seu tipo de negócio e saiba mais.

10. Venda a Prevenção

Para as pessoas que desejam comprar de forma prevenida, ou seja, realizar a melhor economia ao escolher a sua solução, transmita a eles quanto eles podem economizar escolhendo a sua solução.

Realize uma cotação de automóvel e você pode economizar até R$500,00. Comece agora a sua cotação.

Apesar de seguro de carro não for necessariamente a coisa mais excitante a ser comprada, a possibilidade de salvar até R$500,00 ajuda a estimular uma ação do consumidor. Assim como a possibilidade de receber uma fácil cotação para economizar dinheiro.

11. Usando o Medo

Como exatamente o medo pode ser utilizado em um CTA? Eu gosto do jeito em que Andrew McDermott explica isso.

São consequências gritantes, perigo e perda. São pneus cantando que enchem o seu corpo com adrenalina, os Hell Angels estacionam próximo de você e sirenes de polícia disparam atrás de ti. Você está focado no que é o que realmente te amedronta e não no que mais pode acontecer.

No exemplo abaixo, a CDC (Centros para Controle e Prevenção de Doenças) realizou um ótimo trabalho usando o medo para fazer as pessoas tomarem uma ação.

Faça uma lista de coisas que você estaria satisfeito mesmo perdendo porque você prefere fumar. Para uma ajuda gratuita para parar de fumar, ligue: 0800 333 333.

12. Individualize a Mensagem

Para quem exatamente você está escrevendo o CTA? Você consegue imaginar quem e que tipo de pessoa eles são? O melhor que você conseguir com quem está falando, mais facilmente você vai compor o seu CTA.

Por hora, se eu estou escrevendo um CTA para o dono de um pequeno negócio sem uma grande presença na web, eu não vou focar em uma solução para SEO com milhares de relatórios. O dono de uma pequena empresa não está interessado nisso tudo. Tudo que ele deseja é ver o aumento de suas vendas.

  • 44% dos compradores começam usando um mecanismo de busca. Seus produtos estão online? Saiba como podemos te ajudar.

13. Use a Beira do Precipício

Todos nós amamos uma boa história, mas somos levados a loucura caso não soubermos o final dela. Hollywood faz muito bem esse ótimo trabalho com a concepção de uma história dividida em três filmes diferentes, em ordem para manter você engajado para assistir todos eles em ordem para saber como a história termina.

  • Nós tivemos nosso melhor mês nas redes sociais após desligar a nossa página do Facebook. Saiba como!

Deixar as pessoas se sentirem ansiosas por não saberem o final da história é um grande caminho para que elas tomem uma ação.

14. Faça disso um Jogo

Qual a melhor parte de um game-show? Os preços ridículos podem ser ganhos apenas participando. Torne o seu CTA lúdico para conseguir muitas respostas à ação.

  • Ligue e peça para participar do “Desafio Power Bank”. Mude para Power Bank e se você não economizar mais de R$250,00, nós te daremos R$250,00.

CTAs tipo esse performam muito bem porque o consumidor basicamente diz para ele mesmo “O que eu posso perder?”. Esse tipo de pensamento faz com que ele perca o foco nas suas particularidades para focar mais na possibilidade de ganhar um prêmio.

15. Ofereça um Bônus

Quem não gosta de ganhar algo extra quando contrata um serviço ou compra um produto?

Comece a viver mais e melhor bebendo a água alcalina ionizada. Ainda mais: você vai economizar não precisando mais comprar galões de água. Comece a viver saudável.

O leitor vai começar a dialogar com ele mesmo se perguntando “E porque não?” e vai clicar para saber mais sobre como ele pode economizar, vivendo mais e melhor.

16. Encha o Ego

Muitos de nós pensam que merecem algo porque pensam que “são”. Dessa forma, é capaz de criar um CTA de grande impacto.

  • Mais usado por presidentes, líderes e visionários do que qualquer outro relógio.

Esse exemplo da Rolex claramente mexe com o ego fazendo com que o leitor pense que está entrando em um clube distinto apenas por usar um dos seus relógios.

17. Crie algo Excitante

Brian Lett descreve como tornar algo hype em torno dos seus produtos e ofertas apenas desafiando a paixão e exemplos do Steve Jobs.

Não fale apenas sobre o que o seu produto faz ou porque ele é superior. Mostre através de imagens como eles podem fazer a sua vida melhor. É isso que faz as pessoas se sentirem excitadas.

  • Toneladas de comentários sobre o nosso guia sobre escrever chamadas publicitárias mais rápido. Experimente com suas ideias e deixe-nos saber o que você pensa.

18. Toque a Própria Corneta

Medalhas são feitas para serem mostradas, então se você possui alguma, exiba no seu próximo CTA. Mostrar conquistas cria em instantes a sensibilidade de credibilidade e confiança com os possíveis clientes que ainda não entendem a diferença entre o que você e seu concorrente oferecem.

Muitas pessoas são motivadas por ter algo que é considerado o melhor ou algo de alto nível. Logo, ao mostrar suas conquistas em um CTA, você vai estar motivando o seu possível cliente.

  • Chevrolet. A companhia de carros mais premiada do último ano. Confira ótimas ofertas em nossa linha premiada.

19. O Poder de Parar

Você diz para você mesmo para parar de fazer algo?Todos já ouvimos e isso não é muito agradável.

Ninguém gosta de pensar em parar de fazer algo errado ou desperdiçador. De qualquer forma, quando alguém te diz para parar de fazer algo, o seu interesse imediatamente aumenta, sua atenção e sensores emocionais despertam, esperando uma resposta.

  • Pare de gastar dinheiro em softwares caros de conferência. Tenha mais que os mesmos benefícios e ainda de graça!

20. Imagine Se…

O poder da imaginação é definitivamente uma força a ser considerada para estimular o interesse.

O Copywriter Brian Clark explica:

Produzir uma imagem na mente de um leitor é uma das coisas mais poderosas que você pode fazer como um escritor, então claramente a imaginação é uma técnica de abertura muito engajadora. Abra e ative a mente do leitor usando palavras como “imagine se”, “pense se”, “você se lembra quando..”, etc.

Conclusão

Espero que essas ideias te ajude a criar incríveis CTAs.  Se alguma dessas fórmulas você já usa atualmente e retorna ótimos resultados, não se sinta com medo de experimentar as outras fórmulas dessa lista. O único jeito de conseguir ótimos resultados é tentando algo novo.

Se você estiver buscando por outros conteúdos que vão gerar mais cliques em seu anúncio e, consequentemente, aumentar o seu CTR de uma olhada no artigo: Como criar uma campanha vencedora.

Você usa algum dos CTAs dessa lista e consegue ótimos resultados? Você utiliza outras formas de CTA que não estão listadas nesta lista que eu não citei?

Se sim, eu irei amar ler a respeito nos comentários abaixo. 🙂

Sobre Guilherme Laschuk

Guilherme Laschuk

Especialista em Marketing Digital que gerou 1.432 leads em 58 dias, resultando em uma receita de R$3.599.976,00 no segmento imobiliário.

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