O que é Flow? Como entrar nesse estado? Como ter Alta Performance? Resumo The Rise of Superman

Tempo de leitura: 5 minutos

Como que os top performances nos esportes radicais conseguem bater recordes e resultados impossíveis? Eles nasceram com poderes especiais? São de outro planeta? Não!

Através do livro The Rise of Superman, do autor Steven Kotler, podemos entender que existe uma resposta para as questões anteriores. Atletas de alto nível são simplesmente melhores porque eles conseguem entrar facilmente em estado de Flow. Basicamente, esse estado permite que as pessoas consigam chegar em alta performance, desempenhando o seu melhor.

Este conteúdo, possui o objetivo de introduzir o significado do estado de Flow e como ele pode lhe auxiliar a chegar em performances memoráveis, baseado na obra de Steven Kotler.

O que é flow?

Basicamente, Flow é um estado mental que permite você desempenhar da melhor forma absoluta. Sendo assim, estamos aptos a conseguir encontrar soluções criativas e rápidas para problemas difíceis.

Um belo exemplo disso, foi quando o surfista Laird Hamilton surfou a “Millenium Wave”, na costa do Tahiti, em que ele teria morrido se não tivesse seguido seus insights gerados através do estado de Flow.

Uma onda gigante quebrava toda a costa, levando o surfista. Após isso, ele colocou suas mãos no lado oposto da prancha, dentro da água, fazendo com que ele não fosse levado pela onda. Isso é espetacular porque ninguém até então tinha feito, e foi justamente dessa forma que ele conseguiu se manter vivo. Confira abaixo o vídeo que mostra exatamente o momento em que ele é coberto pela onda:

Relação do Estado de Flow com a Neuroquímica

Segundo Kotler, a experiência do Flow é algo extremamente profundo. Essa experiência espiritual está relacionada com a nossa neuroquímica. Quando entramos no estado de Flow, nosso cérebro libera cinco substâncias químicas que fazem com que nos sentimos bem, colaborando para nossa performance.

  1. Dopamina: Nos ajuda a masterizar nosso foco e a encontrar facilmente soluções para problemas. Além disso, ela é responsável também por nos engajar, excitar e desenvolver o desejo pela exploração, fazendo com a gente se sinta bem.
  2. Noradrenalina: Nos ajuda a manter o foco e a impulsionar nossas habilidades. Ela aumenta a quantidade de açúcar no sangue, nos dando mais energia para o nosso corpo. Isso faz com que aumente a frequência cardíaca e respiratória. Para o nosso cérebro, faz com que aumente o controle emocional e de atenção. Basicamente, ela ajuda a manter o foco nas tarefas a serem feitas.
  3. Anandamida: Impulsiona nossa capacidade criativa e reduz nosso medo sobre as coisas.
  4. Endorfina: Ajuda a reduzir o sentimento de dores nos músculos, algo fundamental para atletas, em que colocam seus corpos nos limites absolutos.
  5. Serotonina: Surge após o estado, fazendo com que a gente deseje entrar novamente em flow.

Todas essas substâncias contribuem para termos uma experiência profunda, elevando nossa performance.

Como entrar em Flow?

Uma vez que sabemos os benefícios de entrar em Flow, acabamos por querer entender como entrar nesse estado. Para isso, algumas questões devem ser entendidas para que você consiga entrar em Flow.

1 – Você Realmente Gosta dessa Atividade?

A atividade que você está fazendo vai te trazer alguma recompensa sentimental incrível? Por exemplo, se você quer correr uma maratona, primeiro você precisa gostar de correr. Sendo assim, ao concluir uma corrida longa, você deve ao menos se sentir muito satisfeito por ter realizado essa tarefa. Esse engajamento é fundamental para entrar em flow mais facilmente.

2 – Alto Nível de Concentração

A melhor forma de cultivar sua concentração é manter-se focado no momento presente. Ou seja, se você está treinando para uma maratona, isso significa que você precisa manter-se focado na sua respiração, para fugir de qualquer coisa que possa te desconcentrar.

3 – Ser Desafiador

A atividade que você está realizando é realmente desafiadora? De fato, sem um certo nível de dificuldade, será impossível entrar no estado de concentração necessário para atingir o flow.

4 – Mantendo o Flow

Uma vez que você entrou no estado, você vai querer continuar nele. Logo, você precisa clarear as suas metas, deixá-las bem definidas, para manter sua concentração. Lembre-se que essas metas devem ser atingíveis. Por exemplo, enquanto a sua meta final seja correr uma maratona, você precisa de metas imediatas para manter o flow, ou seja, correr 30 minutos todos os dias. Desta forma, você terá a sensação de conclusão contínua das suas metas, contribuindo para alcançar a meta final.

Sua Vez de Entrar em Flow

Agora, para você começar a entrar em flow, lhe desafio a realizar uma reflexão sobre quais seus objetivos para a vida e se estes estão alinhados com o que você realmente gosta de fazer, que lhe traz uma felicidade absoluta ao exercer. Após isso, defina uma meta final que você deseja alcançar e crie os “babysteps”, ou seja, pequenas metas que vão te dar a sensação de estar se aproximando do seu objetivo. Assim você entrará em flow constantemente.

Vou continuar explorando este assunto através de mais conteúdos relacionados ao The Rise of Superman e, também, à outras obras que estão sendo estudadas.

Possui dúvidas? Já tinha ouvido falar sobre esse estado? Você entra em flow constatemente? Comente abaixo! Vou gostar de ler sua opinião! 🙂

Sobre Guilherme Laschuk

Guilherme Laschuk

Especialista em Marketing Digital que gerou 1.432 leads em 58 dias, resultando em uma receita de R$3.599.976,00 no segmento imobiliário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *